NPP (Núcleo de Práticas em Psicologia)

O Núcleo de Práticas em Psicologia da Multivix-Vitória foi organizado com o intuito de oferecer serviços de psicologia à comunidade, por meio de estágios acadêmicos obrigatórios e projetos de extensão; e ao mesmo tempo, cumprir preceitos legais ligados à formação. Assim, o NPP é uma clínica de serviços e ensino, que se propõe a apoiar e subsidiar articulações entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Entre seus principais objetivos também estão: oferecer ao estagiário de psicologia condições teóricas, técnicas e práticas para a realização de intervenções psicológicas em diversos campos de trabalho; acompanhar criteriosamente as atividades desenvolvidas, prestando serviços de qualidade aos usuários, e possibilitar a práticas de conteúdos acadêmicos vinculados ao currículo do curso de Psicologia da Multivix-Vitória.

Legislação

Lei Nº 4119 – 27/08/62, art. 16 que normatiza o exercício da profissão.
Lei Nº 11.788 – 25/09/2008, que rege a prática de estágio.

Atendimentos ofertados

  • Avaliação Psicodiagnóstico
  • Clínico
  • Intervenção Psicopedagógico

Horário de Funcionamento

Segunda-feira à quinta-feira das 08:00 às 18:00
Sexta-feira e sábado das 08:00 às 17h00
*Exceto das 12:00 à 13:00 (horário de almoço)

Localização e Contato

Rua José Alves, 301, Goiabeiras – CEP: 29075-080 – Vitória, ES.
Telefone: 27 3335-5669
E-mail: sheila.santos@multivix.edu.br

Atividades já oferecidas pelo Núcleo de Práticas em Psicologia

  • Orientação Profissional: Conjunto de atividades dirigidas a alunos do Ensino Médio, cujo objetivo principal é promover reflexões que possam auxiliar o estudante na percepção de si como sujeito ativo no processo de escolhas cotidianas em relação ao seu projeto de vida.
  • Palestras nas escolas: Palestras com temas variados, no sentido de prevenção e promoção de saúde.
  • Trabalho com grupos: Atividades em grupo desenvolvidas em instituições públicas, entidades comunitárias e, nas dependências do NPP, visando à promoção de saúde e à diminuição da fragilidade frente às adversidades. Estas atividades são dirigidas a grupos específicos, organizados segundo a proposta do trabalho (Ex. grupos de crianças, adolescentes, adultos, professores, pais, pessoas portadores de doenças crônicas, entre outros).
  • Oficinas temáticas: Conjunto de atividades dirigidas a grupos em escolas, UBS, hospitais, etc., para trabalhar com temas do cotidiano.
  • Levantamento de perfil profissional: Trabalho que visa à identificação de um conjunto de habilidades exigidas pelo cargo em questão.
  • Diagnóstico organizacional: Trata-se da primeira etapa de um processo de consultoria ou assistência técnica e pretende proporcionar à organização as condições necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento de modo que seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e eficácia.
  • Treinamento e desenvolvimento de pessoal: É um dos recursos que visa à promoção do desenvolvimento de Pessoal, o aperfeiçoamento de desempenhos, o aumento da produtividade e das relações interpessoais.
  • Triagem e Plantão Psicológico: Avaliação das solicitações de serviços, a partir de uma escuta especializada, com o intuito de acolher e encaminhar adequadamente os interessados para as atividades desenvolvidas no NPP.
  • Psicodiagnóstico: Avaliação psicológica, cujo objetivo é investigar aspectos em particular, considerando a sintomatologia e a queixa.
  • Atendimento psicoterápico individual e em grupo: Atendimento clínico oferecido em diferentes abordagens teóricas para diferentes faixas etárias.