Ex-aluna do curso de Arquitetura publica seu TFG em Congresso Nacional sobre Sustentabilidade

Título sem siglas: “Ex-aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo publica seu Trabalho Final de Graduação em Congresso Nacional sobre Sustentabilidade.”

Promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina, o ENSUS (Encontro de Sustentabilidade em Projeto) aconteceu em Florianópolis nos dias 03, 04 e 05 de maio e reuniu pesquisadores, professores, profissionais de empresas e estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Design e Arquitetura, que tem a sustentabilidade como foco principal de suas atividades. Em sua quinta edição, o ENSUS 2017 proporcionou aos participantes três dias de palestras técnicas, mesas redondas e apresentações de artigos científicos.

Um destes artigos foi resultado do Trabalho Final de Graduação da ex-aluna Quésede de Ávila Estevão Mariano, que concluiu o curso de Arquitetura e Urbanismo no fim de 2016 na Multivix –Vitória. Além da publicação nos anais do congresso, Quésede apresentou de forma oral seu trabalho que tem como título: Ensaio de aplicação da etiqueta PBE EDIFICA, quesito envoltória, no novo edifício do TRT-ES, orientado pelos professores Aline Silva Sauer (orientadora) e Argeu Maioli Pretti (co-orientador).

Segundo Quésede, “A apresentação foi um sucesso de acordo com a plateia. Estes três dias foram maravilhosos, principalmente por conhecer professores/autores que embasaram meus estudos de graduação. Aqui tive a oportunidade de conhecer o professor Roberto Lamberts, Falcão Bauer, entre outros nomes de referência na área de sustentabilidade e certificação ambiental. Gostaria de agradecer aos professores orientadores por terem me conduzido a chegar até aqui, sem vocês nada disso seria possível”.

“Nós, professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, sempre incentivamos os alunos a buscar congressos de renome para publicar seus trabalhos, é muito importante divulgar academicamente a informação. Além disso, este é um estimulo para formação de futuros profissionais na área de pesquisa acadêmica. Percebemos que nos últimos anos este incentivo tem dado resultado, muito alunos tem publicado seus trabalhos finais em congressos nacionais e internacionais”, afirmam Aline Sauer e Argeu Maioli.

Link para acesso a este e outros artigos publicados no ENSUS 2017: http://ensus2017.paginas.ufsc.br/anais

Tags: ,