Arquitetura e Urbanismo

Objetivos do Curso

O objetivo do curso de Arquitetura e Urbanismo é promover ensino de qualidade, que ofereça uma gama de matérias interdisciplinares voltadas para a formação de Arquitetos Urbanistas a fim de proporcionar ao futuro profissional informações, conceitos e o instrumental necessário às habilidades, atitudes e comportamentos éticos condizentes com o seu compromisso social de contribuir para o aprimoramento de sua atividade profissional, quer seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. Incentivar e divulgar conhecimentos científicos, técnicos e artísticos, promovendo contínua atualização e reflexões críticas em relação ao desenvolvimento histórico e tecnológico e às análises da organização social e do espaço construído nos âmbitos da arquitetura e do urbanismo.

Diferenciais do Curso

O plano pedagógico busca a garantia de construir o curso dentro de parâmetros estabelecidos pelo MEC e abranger questões específicas da realidade do mercado e das necessidades locais. Entende-se também que o ensino deve ir além da academia e se propor a mostrar a sociedade em geral o papel do arquiteto urbanista no processo de construção do território urbano e regional.
Além da excelência na área acadêmica, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Multivix também é reconhecido por profissionais da área e já conquistou alguns prêmios como:

  • Prêmio Art et Décor 2010 – Categoria Melhor Faculdade de Ensino de Arquitetura do Espírito Santo, premiação realizada pela TV Vitória, afiliada da Rede Record;
  • Prêmio Art et Décor 2012 – Categoria Melhor Ensino Superior em Arquitetura e Design de Interiores do Espírito Santo, premiação realizada pela TV Vitória, afiliada da Rede Record.

Áreas de atuação profissional

O arquiteto urbanista egresso da Faculdade Multivix, tem possibilidades de atuação em diversos segmentos e escalas de trabalho diversificadas. Neste universo podem ser inseridas atuações no âmbito do planejamento urbano e regional, na preservação do patrimônio construído como também em projetos de movelaria e interiores.

O Arquiteto Urbanista pode ser gestor em sua própria empresa, ou empregado em instituições públicas ou privadas. Atuando nas etapas finais de obras, que vão desde a decoração de interiores até o desenvolvimento de projetos que contemplem soluções de ventilação e iluminação, e que agreguem bem estar ao ambiente. Como urbanista no serviço público planeja o crescimento de cidades e bairros. Pode também desenhar objetos e elaborar placas de sinalização e logotipos. Pode seguir carreira acadêmica e se dedicar ao ensino, pesquisa e extensão em Arquitetura e Urbanismo.

Perfil do Egresso

O arquiteto urbanista egresso da Faculdade Brasileira, é um profissional com formação de conhecimento abrangente, o egresso está apto a conduzir projetos de forma autônoma e/ou inserido em equipes multidisciplinares onde pode assumir o papel de coordenador. O profissional graduado nesta Faculdade está preparado para atuar tanto na esfera pública quanto privada buscando, em ambos os casos, a excelência no ato de transformar os espaços garantindo qualidade e utilização de técnica adequada.
Considerando o panorama exposto, o propósito principal desta instituição consiste na formação de profissionais que dispõem das seguintes aptidões:

  • Capacidade para absorver demandas de projeto arquitetônico, urbanístico e paisagístico em qualquer escala ou função específica;
  • Habilidade de interrelacionar conteúdos fundamentais para a aplicação no exercício da profissão, aplicando o princípio da multidisciplinaridade inerente ao arquiteto;
  • Capacidade de utilizar as ferramentas da informática aplicadas à arquitetura, considerando-as como meio e não como fim em si mesmas;
  • Buscar racionalização dos projetos através de práticas sustentáveis que incidem em maior economia, reutilização dos recursos renováveis, consideração com os valores do entorno e critério na escolha de materiais e uso da tecnologia;
  • Atender à demanda da sociedade por projetos nos diversos âmbitos da arquitetura e do urbanismo, seja junto a empresas, órgãos públicos ou por prestação de serviços como autônomo.

Dados Gerais do Curso

  • Duração: 5 anos (10 períodos)
  • Vagas: 120
  • Turno: Matutino e Noturno
  • Título: Bacharel
  • Portaria: Portaria nº359 de 04/02/2011

MensalidadeBolsas, Financiamentos e ConvêniosCorpo DocenteGrade Curricular

Coordenação

Profª Fabrícia Delfino
fabricia.rembiski@multivix.edu.br

Coordenador Adjunto

Prof. Jorge Có
jorge.co@multivix.edu.br